sábado, 27 de setembro de 2008

Blindness. Veja o filme que ninguém vê.


Acabei de voltar do cinema onde vi Blindness - Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles.
Fui preparado, já havia ouvido críticas, elogios e tudo mais sobre este filme que para alguns foi agoniante, para outros deprimente ou então para alguns jornalistas recebeu o rótulo de medíocre.

Mas é um filme que realmente vale a pena assistir, tem uma fotografia fenomenal onde a cada cena é possivel sentir uma morbidez e a sensação de estar naquele lugar quando tudo acontece.
Cada detalhe de cena enriquece o filme e mostra a sensibilidade aguçada de Fernando Meirelles. Desde quando ele capta pequenos detalhes que fazem o espectador sentir uma dor na alma e se alegrar, como um humor as vezes quase imperceptível mas presente em cada cena.
O que mais me chamou atenção, é como o filme retrata a sociedade.
Como uma cegueira pode fazer seres consumistas e individualistas perderem o capitalismo existente dentro de sí. Em uma sociedade cega, você pode estar nu, não dar a mínima para sua aparência, defecar pelos cantos da casa, mas ao mesmo tempo você aguça seus outros sentidos que até então paceriam invisíveis, e que você só vê quando não se pode enxergar.
O filme tem umas cenas fortes, quando acompanhava o blog com o dia-a-dia da gravação, pensei que Gael Garcia Bernal seria um personagem mais destacado na trama, mas ele faz bem seu honesto papel de um sujeito apavorante.

As críticas sempre vão prevalecer. Você pode fazer algo genial mas sempre alguém há de não gostar. Mas ao contrário do que li sobre o filme, recomendo ele para todos cinéfilos ou apenas pessoas que curtam uma boa trama. Embora eu ache que não é um padrão blockbuster que vai conquistar muitos fãs, Ensaio Sobre a Cegueira vale a pena assistir.

Nenhum comentário: